Hoje foi aula de português com a professora Ivanete. Ela continuou a correção de um exercício para avaliar nossos conhecimentos. O resumo a seguir são alguns "macetes"para aplicar em ortografia e acentuação:
Quando a origem de uma palavra termina em r ou n, geralmente ela é escrita com s.
Ex: Diversão - a origem é Divertir
Quando a origem de uma palavra não termina em r ou n, ela é escrita com ss
Quando a origem de uma palavra termina em to, geralmente ela é escrita com ç
Ex: seleto - seleção, direto - direção
Regras de acentuação
Dicas sobre monossílabos:
Monossílabos são palavras de apenas uma sílaba. Há dois tipos: tônicos e átonos. Os monossílabos tônicos são palavras que fazem algum sentido.
Ex: Pai
Já os monossílabos átonos não fazem muito sentido.
Ex: de, se
1.São acentuados os monossílabos tônicos terminados em a(s), e(s), o(s)
Ex: mês, pá, pé, pó, má, más
2.São acentuadas as oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em(ens)
Ex: picolé, marabá, mocotó
3.São acentuadas as paroxítonas que terminam em qualquer letra da seguinte palavra inventada para ajudar a decorar a regra: PLUXINDRÃO
P(s)
L
U
X(s)
I
N
Ditongo
R
ÃO
Ex: Flávia - Ditongo
Dica de Ditongos (união de vogal com semivogal)
i \ / u
e \ / o
\/
a
O vértice demonstra que o a nunca será uma semivogal e as demais seguem a ordem de baixo para cima.
Ex: ei - o i é semivogal
4. Proparoxítonas - são todas acentuadas
5. Ditongos éi(s), ói(s), éu(s) são sempre acentuados.
Ex: anéis, herói, chapéu
6. Hiato i e u, quando for a segunda vogal tônica sozinha em uma sílaba é acentuado, exceto quando estiver próximo de nh.
Ex: a-ça-í, ba-ú, pa-ís, ju-í-zes, ju-í-za
Sem acentuação: rainha, bainha, tainha
7. Acento diferencial. São acentuadas para fazerem diferenca, por exemplo entre o singular e o plural.
Ex: ele tem | eles têm, ela vem | elas vêm, ele vê | eles vêem
8. Trema. Se o u para qui/que e gui/gue na palavra for pronunciado usa-se o trema.
Ex: tranquilo (com trema)
queijo (sem trema)
Bom, por hoje é só. Pra constar: Eu á havia digitado quase todo esse post quando fiz uma bobagem e perdi tudo que tinha escrito. Então tive que fazer tudo de novo. Moral: Aprendi mais.
PS: Começei a digitar ainda no dia 14 e terminei nos primeiros minutos do dia 15.
Powered by Qumana
Nenhum comentário:
Postar um comentário