quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A evolução do pensamento social

Obs: Resumo extraído da aula de Sociologia Geral e Jurídica


O homem é um ser que está em constante transformação. Sempre inconformado com o seu estado, vive na busca constante do conhecimento. Durante sua jornada o homem buscou diversas formas de explicar o conhecimento e sua própria natureza.


Nas sociedades primitvas o pensamento mítico representou a oportunidade de acesso ao conhecimento e revelação da verdade. Para tudo aquilo que o homem não conseguia explicar era criado o mito. Entre os Gregos nos encontramos manifestada essa forma de compreender, onde o inexplicável era resultado da vontade de seres superiores. Entretanto na Grécia foram geradas as condições necessárias para mudar do pensamento mítico para o racional. Com o passar dos tempos os Gregos desenvolveram um tipo de reflexão que permitia descobrir o conhecimento por meio da discussão e não pela simples aceitação de relatos.


Essas mudanças começaram após o surgimento da pólis e a idéia de cidadania e democracia, que não era extensiva todos, privilegiando a alta sociedade.


Destacam-se nessa época grandes pensadores, como Tales de Mileto, Anaximandro, Anaximenes, Heráclito, Parmênides e Demócrito.


Powered by Qumana


Nenhum comentário: