quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Justiça

A Aula de hoje de Conhecimento e Método foi assistir um documentário chamado "Justiça". Ele apresenta como tema uma pesquisa sobre o funcionamento dos tribunais criminais. A diretora do documentário escolheu algumas personagens e acompanhou o dia a dia da vida deles no tribunal. As personagens eram presos, parentes, juízes e defensores. Foi interessante observa a realidade com que foi filmado. Não há narração, nenhuma trilha sonora. O cenário é simplesmente o acompanhamento da vida destas pessoas e o que se passa com elas na sua rotina. Como policial eu já vivenciei algumas das situações que vi no documentário. O fato do Juiz perceber quando o réu estava mentido fica muito claro pelas características do seu comportamento. De qualquer modo eu concluí que a Justiça é um problema sem solução. A solução só poderia vir dos seres humanos, mas eles não querem viver isso. Os problemas se acumulam de tal forma que o cansaço vence a vontade. Eu percebi que aqueles que estavam presos não percebiam a gravidade do que tinham feito, e ainda mais, não compreendiam a própria pena a que estavam submetidos.


Em determinado momento do documentário a defensora pública diz: "Só permanece preso quem não tem dinheiro, a maioria dos  que estão nas prisões são miseráveis".


Isso é verdade. A miséria não é apenas financeira, mas também de espírito, consequência de uma educação falha que não fortalece o homem para resistir ao meio em que vive e que é conduzido pelas opinião da maioria. Triste de se ver é que todos seguem o mesmo caminho e nesse caminho muitos se aproveitam da baixa percepção de todos esses probres coitados.


Powered by Qumana


Nenhum comentário: