quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Resumo do Texto do Professor Ricardo Andrade - Interrogando a ciência

O texto do professor Ricardo Andrade discute a imagem que formamos sobre o cientista. Apresenta o cenário de que sua palavra é um dogma, algo indiscutível, tanto é que exemplifica que a "comprovação científica" não é questionada, tornando a descoberta da ciência algo objetivo, neutro, livre das impressões subjetivas. O conhecimento científico produzido passa a ser muitas vezes a verdade absoluta. Esquece que esta produção é do homem, portanto, constituída de diversas interferências humanas. O autor cita o pai da ciência moderna - Galileu - que ao realizar descobertas geniais, encobre a face humana da ciência.
É assim que o autor cita Husselr que denuncia o "objetivismo" científico, trazendo  a tona a necessidade de humanizar a ciência. Entretanto, cita-se o uso da concepção positivista para a ciência, no qual "somente são reais os conhecimentos que repousam sobre fatos observados". Segundo esta concepção o conhecimento surge apenas da realidade observável, tangível, visível, controlada, manipulada, a exceção a esta regra é desconsiderada.
A era dos fatos expulsa os mitos, as supertições, as magias. Somente a realizada deve triunfar. Esta idéia é criticada, pois o homem não pode viver sem seus mitos, uma vez que faz parte da sociedade humana. Crer em uma ciência neutra é uma ilusão da sociedade contemporânea. O mito da ciência objetivista deve ser denunciado, pois no domínio deste há a influência histórica transformando os modelos da realidade. Estas precisam ser úteis na prática, pois senão perderiam a o objetivo. É para realizar os interesses do mundo que existem, pois elas precisam responder aos desejos do homem. Aristóteles citava "os homens desejam ardentemente saber".
A paixão que sustenta a ciência é a dominação e a onipotência.
A grande fantasia da ciência é "o mito da neutralidade científica", o domínio absoluto da razão, a busca inscesante do conhecimento, portanto impossível de dissociar do desejo humano. Assim a inocência que lhe é atribuídade está longe de ser verdade e precisa ser controlada, pois "não é qualquer ciência que nos convém...".


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sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Palavra do Dia

Palavra do Dia:

PECHINCHA (pe.chin.cha)

Nos tempos de alta do preço dos alimentos, um dos conselhos de alguns economistas para a população é procurar pechinchar na hora de fazer as compras. A prática da busca pelo consumidor de um preço menor é chamada de “pechincha”

A palavra “pechincha” tem sua origem obscura e incerta. Significa qualquer coisa com um preço muito abaixo do normal.

O termo também designa uma ação que gera um grande lucro ou vantagem.

“Pechincha” gerou ainda o verbo “pechinchar”, que pode ser entendido como “buscar preço menor para um produto, negociar com o vendedor para diminuir o determinado valor”.

>> Definição do Dicionário Aulete Digital

PECHINCHA (pe.chin.cha)

Substantivo feminino.

1 Grande vantagem ou lucro surpreendente.

2 P.ext. Qualquer coisa muito mais barata que habitualmente (feira de pechinchas); ACHADO; BARGANHA: O livro foi uma pechincha.

[Formação: De origem obscura.. Hom./Par.: pechincha (fl. de pechinchar).]

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Resumo sobre regras de ortografia e acentuação gráfica

Hoje foi aula de português com a professora Ivanete. Ela continuou a correção de um exercício para avaliar nossos conhecimentos. O resumo a seguir são alguns "macetes"para aplicar em ortografia e acentuação:

Quando a origem de uma palavra termina em r ou n, geralmente ela é escrita com s.
Ex: Diversão - a origem é Divertir

Quando a origem de uma palavra não termina em r ou n, ela é escrita com ss

Quando a origem de uma palavra termina em to, geralmente ela é escrita com ç
Ex: seleto - seleção, direto - direção

Regras de acentuação

Dicas sobre monossílabos:

Monossílabos são palavras de apenas uma sílaba. Há dois tipos: tônicos e átonos. Os monossílabos tônicos são palavras que fazem algum sentido.
Ex: Pai
Já os monossílabos átonos não fazem muito sentido.
Ex: de, se

1.São acentuados os monossílabos tônicos  terminados em a(s), e(s), o(s)
Ex: mês, pá, pé, pó, má, más

2.São acentuadas as oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em(ens)
Ex: picolé, marabá, mocotó

3.São acentuadas as paroxítonas que terminam em qualquer letra da seguinte palavra inventada para ajudar a decorar a regra:  PLUXINDRÃO

P
(s)
L
U
X
(s)
I
N
D
itongo
R
ÃO


Ex: Flávia - Ditongo

Dica de Ditongos (união de vogal com semivogal)

    i \     / u
     e \   / o
          \/
          a
O vértice demonstra que o a nunca será uma semivogal e as demais seguem a ordem de baixo para cima.
Ex: ei - o i é semivogal

4. Proparoxítonas - são todas acentuadas

5. Ditongos éi(s), ói(s), éu(s) são sempre acentuados.
Ex: anéis, herói, chapéu

6. Hiato i e u, quando for a segunda vogal tônica sozinha em uma sílaba é acentuado, exceto quando estiver próximo de nh.
Ex: a-ça-í, ba-ú, pa-ís, ju-í-zes, ju-í-za
Sem acentuação: rainha, bainha, tainha

7. Acento diferencial. São acentuadas para fazerem diferenca, por exemplo entre o singular e o plural.
Ex: ele tem | eles têm, ela vem | elas vêm, ele vê | eles vêem

8. Trema. Se o u para qui/que e gui/gue na palavra for pronunciado usa-se o trema.
Ex: tranquilo (com trema)
       queijo (sem trema)

Bom, por hoje é só. Pra constar: Eu á havia digitado quase todo esse post quando fiz uma bobagem e perdi tudo que tinha escrito. Então tive que fazer tudo de novo. Moral: Aprendi mais.

PS: Começei a digitar ainda no dia 14 e terminei nos primeiros minutos do dia 15.


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quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A evolução do pensamento social

Obs: Resumo extraído da aula de Sociologia Geral e Jurídica


O homem é um ser que está em constante transformação. Sempre inconformado com o seu estado, vive na busca constante do conhecimento. Durante sua jornada o homem buscou diversas formas de explicar o conhecimento e sua própria natureza.


Nas sociedades primitvas o pensamento mítico representou a oportunidade de acesso ao conhecimento e revelação da verdade. Para tudo aquilo que o homem não conseguia explicar era criado o mito. Entre os Gregos nos encontramos manifestada essa forma de compreender, onde o inexplicável era resultado da vontade de seres superiores. Entretanto na Grécia foram geradas as condições necessárias para mudar do pensamento mítico para o racional. Com o passar dos tempos os Gregos desenvolveram um tipo de reflexão que permitia descobrir o conhecimento por meio da discussão e não pela simples aceitação de relatos.


Essas mudanças começaram após o surgimento da pólis e a idéia de cidadania e democracia, que não era extensiva todos, privilegiando a alta sociedade.


Destacam-se nessa época grandes pensadores, como Tales de Mileto, Anaximandro, Anaximenes, Heráclito, Parmênides e Demócrito.


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Justiça

A Aula de hoje de Conhecimento e Método foi assistir um documentário chamado "Justiça". Ele apresenta como tema uma pesquisa sobre o funcionamento dos tribunais criminais. A diretora do documentário escolheu algumas personagens e acompanhou o dia a dia da vida deles no tribunal. As personagens eram presos, parentes, juízes e defensores. Foi interessante observa a realidade com que foi filmado. Não há narração, nenhuma trilha sonora. O cenário é simplesmente o acompanhamento da vida destas pessoas e o que se passa com elas na sua rotina. Como policial eu já vivenciei algumas das situações que vi no documentário. O fato do Juiz perceber quando o réu estava mentido fica muito claro pelas características do seu comportamento. De qualquer modo eu concluí que a Justiça é um problema sem solução. A solução só poderia vir dos seres humanos, mas eles não querem viver isso. Os problemas se acumulam de tal forma que o cansaço vence a vontade. Eu percebi que aqueles que estavam presos não percebiam a gravidade do que tinham feito, e ainda mais, não compreendiam a própria pena a que estavam submetidos.


Em determinado momento do documentário a defensora pública diz: "Só permanece preso quem não tem dinheiro, a maioria dos  que estão nas prisões são miseráveis".


Isso é verdade. A miséria não é apenas financeira, mas também de espírito, consequência de uma educação falha que não fortalece o homem para resistir ao meio em que vive e que é conduzido pelas opinião da maioria. Triste de se ver é que todos seguem o mesmo caminho e nesse caminho muitos se aproveitam da baixa percepção de todos esses probres coitados.


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O começo de um desafio

Esse é meu primeiro post daquilo que pretendo seja um diário da minha classe.  Depois de um longo tempo fora das salas de aula eu retomo minhas atividade acadêmicas porque passei para o Curso de Direito. Vejam só, aos 35 anos volto a estudar oficialmente. É claro que nunca gostei de ficar parado, mas tendo vários professores para ensinar e cobrar (é claro) o andamento das coisas acho que vai demorar um pouquinho até me habituar.


Vamos lá! Começo a escrever hoje e vamos ver no que vai dar. Preciso ser objetivo, sistemático e conseguir conciliar o trabalho e estudos.


Acho que pelo menos levo vantagem em uma coisa: Não estou estudando porque preciso no final arranjar um bom emprego. Já vivo de forma estável. O que eu conseguir adiante será lucro.


Está tarde agora. O que eu consegui fazer até aqui foi reunir todos os materiais das disciplinas deste semestre. Amanhã vou começar  a escrever os resumos das aulas que tive até agora e começar a ler o material que eu disponho.


Qualquer dúvida vou escrevendo aqui.


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